segunda-feira, 6 de março de 2017


    Dia       Dia

  Objeto de
conhecimento

Competência

  Conteúdo

Descrição das Estratégias
                      13/03
Movimento





Movimento









Movimento
Conhecer e reconhecer a si e ao outro;




Expressar emoções nas diversas relações que estabelece.







Desenvolver motricidade fina e ampla
Imagem corporal.




Conhecimento corporal








Motricidade Fina.

RODINHA: LEITURA DO TEMA DE CASA: as crianças irão apresentar sua tarefa desempenhada com o auxílio da sua família, destacando como foi desenvolvida e explicando as fases da sua vida, através da sua linha do tempo. Depois os trabalhos serão expostos no mural da sala para que as crianças possam observar e analisar seu desenvolvimento e dos colegas.

ATIVIDADE DIRIGIDA: CONFECÇÃO DO BONECO (somos crianças grandes): serão apresentadas as crianças, roupas infantis, para que possam coloca-las e observar que são do seu tamanho. Sendo sugerido ao grupo que coloquem fibra ou jornal amassado dentro de duas peças de roupas para que possa formar um boneco, uma criança grande.  Gestos entre amigos: com o boneco pronto, a professora destacará algumas reflexões do que se pode ou não fazer entre amigos. Explorando ações como bater no amigo, pegar suas coisas, abraçar, beijar, brincar, brigar, entre outras colocações que o grupo considerar pertinente discutir.
*       O boneco criança grande depois de pronto irá visita a todas as crianças da turma, para conhecer sua rotina diária em casa. Quais são suas atitudes (autonomia e responsabilidades) desenvolvidas no seu ambiente familiar.

CONFECÇÃO DO FORMIGUEIRO DO PAINEL DA ROTINA: as crianças irão dar continuidade as atividades do painel da rotina, o jardim encantado, nomeado pelas crianças, criando com o auxílio da professora o formigueiro gigante com papel pardo e colagem com areia; as formigas com bola pequena de isopor, que irão simbolizar os ajudantes do dia.

14/03







Artes Visuais







Descobrir o prazer advindo do fazer artístico.







Cores primárias e secundárias.
DIA DO PANEJAMENTO DA PROFESSORA

RODINHA: BRINCADEIRA/OS BICHINHOS E O SEU SOM: serão colocados dentro de um saquinho alguns bichinhos de borracha para passar na rodinha. A criança retirar um animal, mostrando seus movimentos e sons produzidos por este. A brincadeira será concluída após todas as crianças tenham participado.

ATIVIDADE DIRIGIDA: CONFECÇÃO DA BORBOLETA PARA MENSAGEM DA REUNIÃO DE PAIS: a professora irá sugerir ao grupo de crianças a seguinte proposta: “Vamos fazer uma mágica?” Mas para fazê-la, será necessário folhas brancas e tinta guache colorida. Cada criança escolhe três cores diferentes e pinta com camadas grossas da tinta, a metade da folha, depois com a ajuda da professora dobraram ao meio e... “Abracabum”, a mágica vai acontecer. Ao abrir a folha irá surgir o desenho de uma borboleta. Apresentando no grupo, lindas borboletas de cores e formas diferentes. Atrás da folha a mensagem: “A Lição da Borboleta!”.

15/03






Linguagem oral e escrita








Identidade e autonomia






Perceber a leitura como fonte de prazer, diversão e conhecimento.







Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade.






Comunicação oral e escrita








Valores.
RODINHA: BOLINHA ENTROU NA RODA: as crianças em forma de um círculo e com uma bolinha passando entre elas com a música: “a bolinha entrou na roda, ela passa de mão em mão...”, a criança que ficar com a bolinha quando a música terminar escolhe uma música para cantar com o grupo de colegas. A brincadeira somente termina depois que todas as crianças tenham participado.

ATIVIDADE DIRIGIDA: HORA DO CONTO: a professora irá contar a história, “AS MÃOS NÃO SÃO PARA BATER”, no projetor. Será oportunizado um momento de discussão sobre o assunto, destacando seus comentários e dúvidas. Em seguida, a professora entregará a metade de uma folha de ofício na cor branca, para que a criança faça o contorno da sua mão com lápis preto, caso seja necessário à professora irá auxiliar neste processo, depois com tinta guache colorida e cotonete desenhar as atitudes que consideram fundamentais para que ocorra uma boa convivência e harmonia no grupo, comparando com as atitudes trazidas na história com a realidade em sala (refletindo em todas essas atitudes). Depois que todos concluírem a atividade, as mãos serão coladas de papel na mesa com o nome da criança, formando um circulo de união.

ATIVIDADE AO AR LIVRE: brincadeiras com bolas coloridas e giz de quadro para desenhar na calçada (pátio da escola), além de criar amarelinhas para se divertirem em pequenos grupos, demonstrando atitudes de companheirismo, auxiliando os colegas durante as brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário