Dia Dia
|
Objeto de
conhecimento
|
Competência
|
Conteúdo
|
Descrição das Estratégias
|
09/03
|
Movimento
Natureza
e sociedade
Identidade
e autonomia
|
Desenvolver
motricidade fina e ampla.
Realizar
a leitura e interpretação de registros (desenhos, pinturas, maquetes, entre
outros).
Adotar
hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene,
alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a
aparência.
|
Motricidade
Fina.
Comparação
de dados.
Valores.
|
ATIVIDADE DIRIGIDA: ESTAMOS CRESCENDO! (RECORTE
E COLAGEM): as
crianças criar um painel, dividindo as fases de crescimento: bebê, criança e
adulto, através do recorte de revista, fixando no papel pardo imagens de objetos,
figura humana, tarefas desempenhas em cada faixa etária destacada no painel.
Este painel será fixado na sala, para que o grupo perceba que estão
crescendo.
RODINHA: MOMENTO DE RELEXÃO: o grupo de criança irá analisar a cada imagem fixada ao painel e
destacar suas dúvidas e comentários sobre o assunto, como por exemplo: quais são as características
físicas e as atitudes do bebê, o que usa: fralda, bico, mamadeira, quais são
suas atitudes da criança “grande”, vestem-se sozinhos, escovação os dentes e
passam o creme dental na escova, guardam os seus materiais e objetos no lugar/
são mais independentes. E o adulto trabalha, tendo outras características,
acompanhar a escovação das crianças, cozinhar, dirigir carro, entre outras
atitudes de acordo sua idade.
HIGIENE E ESCOVAÇÃO/ALIMENTAÇÃO: momento de reflexão sobre os
cuidados com o kit de higiene bucal durante a escovação na escola, devido à proliferação de fungos
(bactérias que fazem mal a nossa saúde) que pode ocasionar ao não secar bem a
escova e o kit. Nesta semana
retornou o kit de escovação higienizado a ser utilizado adequadamente.
|
10/03
|
Linguagem
oral e escrita
Movimento
Movimento
|
Narrar
fatos e situações vivenciadas em sequência temporal e causal.
Interagir
com as demais crianças.
Conhecer
e reconhecer a si e ao outro;
|
Comunicação
oral e escrita
Imagem
corporal.
Imagem
corporal.
|
RODINHA: BRINCADEIRA TELEFONE SEM FIO: as crianças
sentadas em círculo. Um aluno diz uma frase/mensagem no ouvido do colega
seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo
possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o
que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!
ATIVIDADE
DIRIGIDA: HORA DO CONTO: VIDA DE CRIANÇA: será apresentada a história, “Vida de criança”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, através
de plaquinhas coloridas, no local definido pelo grupo de crianças (sala,
pátio, sala multiuso...). Realizando em seguida, uma discussão sobre o
assunto, para que possam expor seus comentários e dúvidas sobre o assunto. Será
entregue um círculo (uma forma geométrica) de papel que simbolizará “o
mundo”, o seu mundo. Como a criança se vê/percebe, desenhando-se neste mundo,
como: brincando, estudando, desenhando, com a família, assistindo alguns
programas destinados as crianças, objetos infantis, entre outras atitudes
relacionadas à infância.
ATIVIDADE AO AR LIVRE: brincadeiras
com a caixa de brinquedos (sucata), no pátio (área verde) da escola.
TEMA DE CASA: será explicado o tema de casa que será
enviado na agenda da criança na sexta-feira. A família irá construir junto
com a criança sua linha do tempo,
utilizando materiais diversificados que tiverem disponíveis em casa.
Destacando sua vida deste seu nascimento, podendo utilizar fotos, recortes de
revistas, desenho, sendo possível perceber suas vivências e pontos mais
significativos, que marcaram a criança positivamente. Além de ter uma imagem
positiva si e as diferenças que existem (mostrando que cada um tem suas
características e maneira de ser). Os pais irão auxiliar a criança nesta
atividade, para que possa relatar como
foi realizada esta tarefa para turma na segunda-feira.
|
quarta-feira, 1 de março de 2017
planejamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário