quarta-feira, 1 de março de 2017

planejamento


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conhecimento

Competência

  Conteúdo

Descrição das Estratégias
                      09/03
Movimento





Natureza e sociedade




Identidade e autonomia
Desenvolver motricidade fina e ampla.

Realizar a leitura e interpretação de registros (desenhos, pinturas, maquetes, entre outros).

Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
Motricidade Fina.




Comparação de dados.





Valores.
ATIVIDADE DIRIGIDA: ESTAMOS CRESCENDO! (RECORTE E COLAGEM): as crianças criar um painel, dividindo as fases de crescimento: bebê, criança e adulto, através do recorte de revista, fixando no papel pardo imagens de objetos, figura humana, tarefas desempenhas em cada faixa etária destacada no painel. Este painel será fixado na sala, para que o grupo perceba que estão crescendo.

RODINHA: MOMENTO DE RELEXÃO: o grupo de criança irá analisar a cada imagem fixada ao painel e destacar suas dúvidas e comentários sobre o assunto, como por exemplo: quais são as características físicas e as atitudes do bebê, o que usa: fralda, bico, mamadeira, quais são suas atitudes da criança “grande”, vestem-se sozinhos, escovação os dentes e passam o creme dental na escova, guardam os seus materiais e objetos no lugar/ são mais independentes. E o adulto trabalha, tendo outras características, acompanhar a escovação das crianças, cozinhar, dirigir carro, entre outras atitudes de acordo sua idade.

HIGIENE E ESCOVAÇÃO/ALIMENTAÇÃO: momento de reflexão sobre os cuidados com o kit de higiene bucal durante a escovação na escola, devido à proliferação de fungos (bactérias que fazem mal a nossa saúde) que pode ocasionar ao não secar bem a escova e o kit. Nesta semana retornou o kit de escovação higienizado a ser utilizado adequadamente.
10/03





Linguagem oral e escrita







Movimento




Movimento





Narrar fatos e situações vivenciadas em sequência temporal e causal.





Interagir com as demais crianças.



Conhecer e reconhecer a si e ao outro;






Comunicação oral e escrita







Imagem corporal.



Imagem corporal.
RODINHA: BRINCADEIRA TELEFONE SEM FIO: as crianças sentadas em círculo. Um aluno diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!

ATIVIDADE DIRIGIDA: HORA DO CONTO: VIDA DE CRIANÇA: será apresentada a história, “Vida de criança”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, através de plaquinhas coloridas, no local definido pelo grupo de crianças (sala, pátio, sala multiuso...). Realizando em seguida, uma discussão sobre o assunto, para que possam expor seus comentários e dúvidas sobre o assunto. Será entregue um círculo (uma forma geométrica) de papel que simbolizará “o mundo”, o seu mundo. Como a criança se vê/percebe, desenhando-se neste mundo, como: brincando, estudando, desenhando, com a família, assistindo alguns programas destinados as crianças, objetos infantis, entre outras atitudes relacionadas à infância.

ATIVIDADE AO AR LIVRE: brincadeiras com a caixa de brinquedos (sucata), no pátio (área verde) da escola.  

TEMA DE CASA: será explicado o tema de casa que será enviado na agenda da criança na sexta-feira. A família irá construir junto com a criança sua linha do tempo, utilizando materiais diversificados que tiverem disponíveis em casa. Destacando sua vida deste seu nascimento, podendo utilizar fotos, recortes de revistas, desenho, sendo possível perceber suas vivências e pontos mais significativos, que marcaram a criança positivamente. Além de ter uma imagem positiva si e as diferenças que existem (mostrando que cada um tem suas características e maneira de ser). Os pais irão auxiliar a criança nesta atividade, para que possa  relatar como foi realizada esta tarefa para turma na segunda-feira.

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