16/03
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Movimento
Identidade
e autonomia
Linguagem
oral e escrita
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Expressar
emoções nas diversas relações que estabelece.
Agir
com autoconfiança, identificando suas limitações e possibilidades.
Utilizar
a linguagem oral e gestual.
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Imagem
corporal.
Autocuidado.
Linguagem
oral e gestual.
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RODINHA: BRINCADEIRA MEU AMIGO: em formar de um
círculo, uma das crianças permanecerá no centro com os olhos vendados. Este
círculo irá gira para a direita ou para a esquerda. Quando a criança do
centro bater o pé no chão o círculo para de girar. A criança do centro vai
até um colega e este dirá: “MEU AMIGO”, tocando e sentindo-o através do toque
passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-lo, este
dará continuidade ao jogo e o outro o substituirá na roda.
 ATIVIDADE DIRIGIDA: DESENHANDO
O COLEGA: após
tocar e sentir o colega, serão fixadas folhas A4 brancas debaixo da mesa,
grudando-os com fita crepe. A professora desafiará as crianças a trabalhar o seu corpo
experimentando diferentes formas de desenhar. Deitados no chão com
os braços esticados e com a caneta hidro cor ou giz de cera (material a ser
definido pelas crianças) desenhar o colega que tocou na brincadeira,
destacando todas as suas características físicas: cor do cabelo, dos olhos e
pele, tamanho do cabelo, entre outros detalhes. Depois irão formar uma roda
de conversa, para que as crianças possam relatar como foi à sensação de
desenhar em um lugar diferente do habitual. Priorizando, essa união do corpo com o fazer artístico e reconhecendo suas
possibilidades diante desta proposta. Importante: antes de lançar o
desafio, à professora instigará as crianças a procurar os papéis pela sala para realizar a atividade.
HIGIENE E ESCOVAÇÃO/ALIMENTAÇÃO: momento de reflexão sobre comer
alimentos saudáveis que a escola oferece somente no dia de festividades, que
não é frequente, mas que de vez enquanto pode ser consumido. Realizar a
discussão sobre o assunto para que a criança saiba a importância de consumir
alimentos saudáveis, mesmo nos finais de semana, que apreciam comer mais
guloseimas.
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17/03
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Natureza
e sociedade
Identidade
e autonomia
Movimento
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Manifestar
opiniões sobre os acontecimentos buscando informações e confrontando ideias.
Desenvolver
atitudes de cooperação e solidariedade.
Desenvolver
motricidade fina e ampla.
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Comparação
de dados.
Valores.
Motricidade
Fina.
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RODINHA: RODA DE
CONVERSA:
a partir da história "As mãos não são para bater", de Martini
Agassi, será destacado ao grupo, que há imensas coisas que podemos fazer com
as nossas MÃOS. Momento de a criança expor suas ideias, relatando quais as
coisas legais e boas podemos fazer com as nossas mãos. Relembrando as
atividades anteriores, de tocar o colega, sentindo-o com o toque das mãos,
desenhar, entre outras atitudes que vivenciaram na história e em sala.
ATIVIDADE
DIRIGIDA: BRINCADEIRAS
EM GRUPO:
*BOLA FLUTUANDO NO
LENÇOL: no qual a criança precisa equilibrar a bola para não deixa-la
cair, de modo que um ajuda ao outro;
  *VOLENÇOL: formar
duas equipes, cada uma terá um lençol e todos seguraram nas bordas de seu
lençol estendido (como uma rede). A bola será lançada pelo grupo iniciante,
através da organização coletiva, no intuito de arremessar a bola para o outro
lado, como se fosse um saque. O grupo do outro lado deverá receber a bola com
o lençol, sem deixá-la cair no chão.
* PASSANDO O
BAMBOLÊ: as crianças formam um grande círculo de mãos dadas e com o
bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o
corpo sem soltar as mãos.
Momento de reflexão sobre as brincadeiras: as
crianças irão se reunir após as brincadeiras para refletir sobre a união do
grupo e que um precisa do outro para que possam conviver em harmonia e
felizes.
BRINQUEDO LIVRE: BRINCANDO
COM MASSINHA: será
entregue massinha de modelar, brinquedos de plástico, para que as crianças possam
brincar, criar, modelar, o que a imaginação e a criatividade permitir no
momento. Depois serão disponibilizados brinquedos escolhido pelo grupo de
crianças para brincar livremente no tapete da sala.
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