quarta-feira, 8 de março de 2017

planejamento


    Dia       Dia

  Objeto de
conhecimento

Competência

  Conteúdo

Descrição das Estratégias
                      16/03
Movimento






Identidade e autonomia








Linguagem oral e escrita

Expressar emoções nas diversas relações que estabelece.




Agir com autoconfiança, identificando suas limitações e possibilidades.







Utilizar a linguagem oral e gestual.
Imagem corporal.





Autocuidado.










Linguagem oral e gestual.
RODINHA: BRINCADEIRA MEU AMIGO: em formar de um círculo, uma das crianças permanecerá no centro com os olhos vendados. Este círculo irá gira para a direita ou para a esquerda. Quando a criança do centro bater o pé no chão o círculo para de girar. A criança do centro vai até um colega e este dirá: “MEU AMIGO”, tocando e sentindo-o através do toque passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-lo, este dará continuidade ao jogo e o outro o substituirá na roda. 

Resultado de imagem para desenho da criança desenhando embaixo da mesaDescrição: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9vyuQX7zD_1fBaDE2xwRMlFPvJ9zrRBnIvosRQEoAhqlzf1X5dlZT9ddFATIVIDADE DIRIGIDA: DESENHANDO O COLEGA: após tocar e sentir o colega, serão fixadas folhas A4 brancas debaixo da mesa, grudando-os com fita crepe. A professora desafiará as crianças a trabalhar o seu corpo experimentando diferentes formas de desenhar. Deitados no chão com os braços esticados e com a caneta hidro cor ou giz de cera (material a ser definido pelas crianças) desenhar o colega que tocou na brincadeira, destacando todas as suas características físicas: cor do cabelo, dos olhos e pele, tamanho do cabelo, entre outros detalhes. Depois irão formar uma roda de conversa, para que as crianças possam relatar como foi à sensação de desenhar em um lugar diferente do habitual. Priorizando, essa união do corpo com o fazer artístico e reconhecendo suas possibilidades diante desta proposta. Importante: antes de lançar o desafio, à professora instigará as crianças a procurar os papéis pela sala para realizar a atividade.

HIGIENE E ESCOVAÇÃO/ALIMENTAÇÃO: momento de reflexão sobre comer alimentos saudáveis que a escola oferece somente no dia de festividades, que não é frequente, mas que de vez enquanto pode ser consumido. Realizar a discussão sobre o assunto para que a criança saiba a importância de consumir alimentos saudáveis, mesmo nos finais de semana, que apreciam comer mais guloseimas.

17/03
Natureza e sociedade






Identidade e autonomia









Movimento
Manifestar opiniões sobre os acontecimentos buscando informações e confrontando ideias.



Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade.








Desenvolver motricidade fina e ampla.
Comparação de dados.







Valores.









Motricidade Fina.
RODINHA: RODA DE CONVERSA: a partir da história "As mãos não são para bater", de Martini Agassi, será destacado ao grupo, que há imensas coisas que podemos fazer com as nossas MÃOS. Momento de a criança expor suas ideias, relatando quais as coisas legais e boas podemos fazer com as nossas mãos. Relembrando as atividades anteriores, de tocar o colega, sentindo-o com o toque das mãos, desenhar, entre outras atitudes que vivenciaram na história e em sala.

ATIVIDADE DIRIGIDA: BRINCADEIRAS EM GRUPO:
*BOLA FLUTUANDO NO LENÇOL: no qual a criança precisa equilibrar a bola para não deixa-la cair, de modo que um ajuda ao outro;
Resultado de imagem para brincadeiras de passar o bambole em grupohttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNmtjYS6-OwtR3IHyW5IFThBFwrbrusdFym3AqfLtJBhA9gJ3LW1CR-1v_xXFLpjK-5-TMauph6z9fcVkqmvNshVmz2p6QzFqsloxjrcO22yCxtnGBdGhkfLPpzINCvmrjh_fd7_pTve0/s1600/playing_under_the_parachute.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT1AU-e8VN8RYZMtIXr8zV5jKRKy2NsVAw9a3ZTSIXJXEHBZwgJZsNR9Cgyv2RKhUlsyOB49WG8Y_fHr-Zmn-8RJeIkOq99mhrul4E0LzANNe_FUfZAfBDe-aJiq3hcz0aq2h2qvfY78c/s280/os43_2.jpg*VOLENÇOL: formar duas equipes, cada uma terá um lençol e todos seguraram nas bordas de seu lençol estendido (como uma rede). A bola será lançada pelo grupo iniciante, através da organização coletiva, no intuito de arremessar a bola para o outro lado, como se fosse um saque. O grupo do outro lado deverá receber a bola com o lençol, sem deixá-la cair no chão.
* PASSANDO O BAMBOLÊ: as crianças formam um grande círculo de mãos dadas e com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
Momento de reflexão sobre as brincadeiras: as crianças irão se reunir após as brincadeiras para refletir sobre a união do grupo e que um precisa do outro para que possam conviver em harmonia e felizes.

BRINQUEDO LIVRE: BRINCANDO COM MASSINHA: será entregue massinha de modelar, brinquedos de plástico, para que as crianças possam brincar, criar, modelar, o que a imaginação e a criatividade permitir no momento. Depois serão disponibilizados brinquedos escolhido pelo grupo de crianças para brincar livremente no tapete da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário