segunda-feira, 20 de março de 2017

sexta-feira, 17 de março de 2017

Projetos quais a s diferenças?

Qual a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem?


Certezas Provisórias

Ensino por projetos :

1 – O projeto parte do professor.
2 –  Os objetivos são   pré determinados pelo professor.
3 – O professor  transmite conhecimento.
4 – O aluno não participa da escolha do tema, não toma  decisões.
5 – Formulação de questões pelo autor do projeto.

Aprendizagem por projeto :

1 –Parte do interesse, da curiosidade dos alunos.
2 – Considera o conhecimento prévio da realidade vivida pelo aluno sobre o tema.
3 – Apropriação do conhecimento específico.
4 – O aluno constrói o conhecimento.
5– Dúvidas partem dos alunos.
6 – Aluno interessado a buscar a resposta.
7 – Motivação intrínseca do aluno.
8 – Aluno se sente desafiado.
9 – Tema e assunto têm significado para o aluno.
10 – Elaborado pelo grupo, consenso de alunos e professores.

quarta-feira, 8 de março de 2017

planejamento


    Dia       Dia

  Objeto de
conhecimento

Competência

  Conteúdo

Descrição das Estratégias
                      16/03
Movimento






Identidade e autonomia








Linguagem oral e escrita

Expressar emoções nas diversas relações que estabelece.




Agir com autoconfiança, identificando suas limitações e possibilidades.







Utilizar a linguagem oral e gestual.
Imagem corporal.





Autocuidado.










Linguagem oral e gestual.
RODINHA: BRINCADEIRA MEU AMIGO: em formar de um círculo, uma das crianças permanecerá no centro com os olhos vendados. Este círculo irá gira para a direita ou para a esquerda. Quando a criança do centro bater o pé no chão o círculo para de girar. A criança do centro vai até um colega e este dirá: “MEU AMIGO”, tocando e sentindo-o através do toque passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-lo, este dará continuidade ao jogo e o outro o substituirá na roda. 

Resultado de imagem para desenho da criança desenhando embaixo da mesaDescrição: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9vyuQX7zD_1fBaDE2xwRMlFPvJ9zrRBnIvosRQEoAhqlzf1X5dlZT9ddFATIVIDADE DIRIGIDA: DESENHANDO O COLEGA: após tocar e sentir o colega, serão fixadas folhas A4 brancas debaixo da mesa, grudando-os com fita crepe. A professora desafiará as crianças a trabalhar o seu corpo experimentando diferentes formas de desenhar. Deitados no chão com os braços esticados e com a caneta hidro cor ou giz de cera (material a ser definido pelas crianças) desenhar o colega que tocou na brincadeira, destacando todas as suas características físicas: cor do cabelo, dos olhos e pele, tamanho do cabelo, entre outros detalhes. Depois irão formar uma roda de conversa, para que as crianças possam relatar como foi à sensação de desenhar em um lugar diferente do habitual. Priorizando, essa união do corpo com o fazer artístico e reconhecendo suas possibilidades diante desta proposta. Importante: antes de lançar o desafio, à professora instigará as crianças a procurar os papéis pela sala para realizar a atividade.

HIGIENE E ESCOVAÇÃO/ALIMENTAÇÃO: momento de reflexão sobre comer alimentos saudáveis que a escola oferece somente no dia de festividades, que não é frequente, mas que de vez enquanto pode ser consumido. Realizar a discussão sobre o assunto para que a criança saiba a importância de consumir alimentos saudáveis, mesmo nos finais de semana, que apreciam comer mais guloseimas.

17/03
Natureza e sociedade






Identidade e autonomia









Movimento
Manifestar opiniões sobre os acontecimentos buscando informações e confrontando ideias.



Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade.








Desenvolver motricidade fina e ampla.
Comparação de dados.







Valores.









Motricidade Fina.
RODINHA: RODA DE CONVERSA: a partir da história "As mãos não são para bater", de Martini Agassi, será destacado ao grupo, que há imensas coisas que podemos fazer com as nossas MÃOS. Momento de a criança expor suas ideias, relatando quais as coisas legais e boas podemos fazer com as nossas mãos. Relembrando as atividades anteriores, de tocar o colega, sentindo-o com o toque das mãos, desenhar, entre outras atitudes que vivenciaram na história e em sala.

ATIVIDADE DIRIGIDA: BRINCADEIRAS EM GRUPO:
*BOLA FLUTUANDO NO LENÇOL: no qual a criança precisa equilibrar a bola para não deixa-la cair, de modo que um ajuda ao outro;
Resultado de imagem para brincadeiras de passar o bambole em grupohttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNmtjYS6-OwtR3IHyW5IFThBFwrbrusdFym3AqfLtJBhA9gJ3LW1CR-1v_xXFLpjK-5-TMauph6z9fcVkqmvNshVmz2p6QzFqsloxjrcO22yCxtnGBdGhkfLPpzINCvmrjh_fd7_pTve0/s1600/playing_under_the_parachute.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT1AU-e8VN8RYZMtIXr8zV5jKRKy2NsVAw9a3ZTSIXJXEHBZwgJZsNR9Cgyv2RKhUlsyOB49WG8Y_fHr-Zmn-8RJeIkOq99mhrul4E0LzANNe_FUfZAfBDe-aJiq3hcz0aq2h2qvfY78c/s280/os43_2.jpg*VOLENÇOL: formar duas equipes, cada uma terá um lençol e todos seguraram nas bordas de seu lençol estendido (como uma rede). A bola será lançada pelo grupo iniciante, através da organização coletiva, no intuito de arremessar a bola para o outro lado, como se fosse um saque. O grupo do outro lado deverá receber a bola com o lençol, sem deixá-la cair no chão.
* PASSANDO O BAMBOLÊ: as crianças formam um grande círculo de mãos dadas e com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
Momento de reflexão sobre as brincadeiras: as crianças irão se reunir após as brincadeiras para refletir sobre a união do grupo e que um precisa do outro para que possam conviver em harmonia e felizes.

BRINQUEDO LIVRE: BRINCANDO COM MASSINHA: será entregue massinha de modelar, brinquedos de plástico, para que as crianças possam brincar, criar, modelar, o que a imaginação e a criatividade permitir no momento. Depois serão disponibilizados brinquedos escolhido pelo grupo de crianças para brincar livremente no tapete da sala.

segunda-feira, 6 de março de 2017


    Dia       Dia

  Objeto de
conhecimento

Competência

  Conteúdo

Descrição das Estratégias
                      13/03
Movimento





Movimento









Movimento
Conhecer e reconhecer a si e ao outro;




Expressar emoções nas diversas relações que estabelece.







Desenvolver motricidade fina e ampla
Imagem corporal.




Conhecimento corporal








Motricidade Fina.

RODINHA: LEITURA DO TEMA DE CASA: as crianças irão apresentar sua tarefa desempenhada com o auxílio da sua família, destacando como foi desenvolvida e explicando as fases da sua vida, através da sua linha do tempo. Depois os trabalhos serão expostos no mural da sala para que as crianças possam observar e analisar seu desenvolvimento e dos colegas.

ATIVIDADE DIRIGIDA: CONFECÇÃO DO BONECO (somos crianças grandes): serão apresentadas as crianças, roupas infantis, para que possam coloca-las e observar que são do seu tamanho. Sendo sugerido ao grupo que coloquem fibra ou jornal amassado dentro de duas peças de roupas para que possa formar um boneco, uma criança grande.  Gestos entre amigos: com o boneco pronto, a professora destacará algumas reflexões do que se pode ou não fazer entre amigos. Explorando ações como bater no amigo, pegar suas coisas, abraçar, beijar, brincar, brigar, entre outras colocações que o grupo considerar pertinente discutir.
*       O boneco criança grande depois de pronto irá visita a todas as crianças da turma, para conhecer sua rotina diária em casa. Quais são suas atitudes (autonomia e responsabilidades) desenvolvidas no seu ambiente familiar.

CONFECÇÃO DO FORMIGUEIRO DO PAINEL DA ROTINA: as crianças irão dar continuidade as atividades do painel da rotina, o jardim encantado, nomeado pelas crianças, criando com o auxílio da professora o formigueiro gigante com papel pardo e colagem com areia; as formigas com bola pequena de isopor, que irão simbolizar os ajudantes do dia.

14/03







Artes Visuais







Descobrir o prazer advindo do fazer artístico.







Cores primárias e secundárias.
DIA DO PANEJAMENTO DA PROFESSORA

RODINHA: BRINCADEIRA/OS BICHINHOS E O SEU SOM: serão colocados dentro de um saquinho alguns bichinhos de borracha para passar na rodinha. A criança retirar um animal, mostrando seus movimentos e sons produzidos por este. A brincadeira será concluída após todas as crianças tenham participado.

ATIVIDADE DIRIGIDA: CONFECÇÃO DA BORBOLETA PARA MENSAGEM DA REUNIÃO DE PAIS: a professora irá sugerir ao grupo de crianças a seguinte proposta: “Vamos fazer uma mágica?” Mas para fazê-la, será necessário folhas brancas e tinta guache colorida. Cada criança escolhe três cores diferentes e pinta com camadas grossas da tinta, a metade da folha, depois com a ajuda da professora dobraram ao meio e... “Abracabum”, a mágica vai acontecer. Ao abrir a folha irá surgir o desenho de uma borboleta. Apresentando no grupo, lindas borboletas de cores e formas diferentes. Atrás da folha a mensagem: “A Lição da Borboleta!”.

15/03






Linguagem oral e escrita








Identidade e autonomia






Perceber a leitura como fonte de prazer, diversão e conhecimento.







Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade.






Comunicação oral e escrita








Valores.
RODINHA: BOLINHA ENTROU NA RODA: as crianças em forma de um círculo e com uma bolinha passando entre elas com a música: “a bolinha entrou na roda, ela passa de mão em mão...”, a criança que ficar com a bolinha quando a música terminar escolhe uma música para cantar com o grupo de colegas. A brincadeira somente termina depois que todas as crianças tenham participado.

ATIVIDADE DIRIGIDA: HORA DO CONTO: a professora irá contar a história, “AS MÃOS NÃO SÃO PARA BATER”, no projetor. Será oportunizado um momento de discussão sobre o assunto, destacando seus comentários e dúvidas. Em seguida, a professora entregará a metade de uma folha de ofício na cor branca, para que a criança faça o contorno da sua mão com lápis preto, caso seja necessário à professora irá auxiliar neste processo, depois com tinta guache colorida e cotonete desenhar as atitudes que consideram fundamentais para que ocorra uma boa convivência e harmonia no grupo, comparando com as atitudes trazidas na história com a realidade em sala (refletindo em todas essas atitudes). Depois que todos concluírem a atividade, as mãos serão coladas de papel na mesa com o nome da criança, formando um circulo de união.

ATIVIDADE AO AR LIVRE: brincadeiras com bolas coloridas e giz de quadro para desenhar na calçada (pátio da escola), além de criar amarelinhas para se divertirem em pequenos grupos, demonstrando atitudes de companheirismo, auxiliando os colegas durante as brincadeiras.