AVALIAÇÃO DO PROJETO
AGORA SOMOS CRIANÇAS “GRANDES”?
As estratégias desenvolvidas durante o
projeto foram aceitas pelo o grupo, demonstrando interesse e satisfação em
desempenhá-las, sendo visível o envolvimento das crianças e das famílias na
coleta de materiais e atividades a ser realizada com o auxílio.
Algumas estratégias foram modificadas de
acordo a participação da turma e outras foram relembradas pelas crianças a todo
o momento, devido à alegria em desempenhá-las, como a história, “As mãos não são para bater”, quando se desentendiam com o colega,
os demais relembravam tais atitudes, relacionadas à história e a “A Caixa de Jéssica”, ao brincar com as caixas de diversos tamanhos, que ainda
utilizam em suas brincadeiras na sala, além mencionar com frequência o CUPCAKE,
desejando repetir à culinária.
As crianças aprenderam muito com o
projeto, através de histórias, brincadeiras e atividades que motivaram algumas
crianças voltar a dormir em seu quarto e vir caminhando segurando sua mochila
até porta da sala, por considerar que já são “crianças grandes”, sendo visível
a autonomia e independência em suas atitudes quanto no ambiente familiar e
escolar. Mas algumas famílias ainda sentem-se resistentes a esse crescimento do
seu filho, apresentando uma fala infantilizada, considerando-o bebê.
O projeto estava previsto para o dia
28/04/2017, mas prolongou duas semanas, devido ao estágio da professora
auxiliar, que veio complementar estratégias de interesse das crianças.
Na avaliação do projeto, as crianças
continuam ainda a relembrar dos combinados da turma (as boas atitudes) e
as estrelas mágicas, quando algum colega esquecia de realizar perante ao grupo.
Além das histórias e artistas com as suas belas artes, como: Van Gogh
e Romero Britto.
Finalizando então, no dia 19/05/2017, a
avaliação do grupo sobre o projeto com a dinâmica da caixa do conhecimento,
algumas crianças demonstraram domínio sobre o assunto estudado, mostrando na
linha do tempo a imagem que conseguiu encontrar que estava dentro da caixa.
Diante destes fatos entre outros, percebe-se
que os objetivos do projeto foram alcançados e as crianças estão evoluindo em
suas aprendizagens diante das estratégicas realizadas, tanto no individual
quanto em grupos. Outro fator a ser destacado é em relação à motricidade fina
das crianças que evoluiu um pouco, a maioria delas não estão mais utilizando os
materiais solicitados (recorte, colagem, desenho, modelagem, entre outros),
somente como exploração, mas procurando utilizá-los de forma a conseguir
desempenhar a estratégia que foi lançada ao grupo. Mostrando suas produções com
orgulho e percebendo que são capazes de realizar os trabalhos manuais de acordo
com o projeto em estudo.
Porém, a turma vem demonstram
dificuldade em desempenhar atividades que exija concentração e reflexão em
grupos e individuais, tornando-se necessário desempenhar estratégias que possam
vir aprimorar estas habilidades.
Outro fator a ser destacado é em
relação à facilidade que as crianças estão demonstrando, em criar estratégias (brincadeira),
para definir qual colega inicia a tarefa, criando assim, uma ordem de forma
democrática, como a visita do boneco Léo e a caixa da família, atividades de
tema de casa. Além de sugerir materiais a ser utilizados nas atividades
manuais.
O projeto já foi concluído? Foi elaborado um Inventário de Conhecimentos? Você elaborou, com a turma, um Mapa Conceitual sistematizando e integrando as aprendizagens?
ResponderExcluirTalvez precise haver um maior investimento em atividades individuais e grupais, pois conforme seu relato e análise a turma manifesta dificuldades nessas aprendizagens.
Abraços.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim , realizamos. O mapa postei novamente..
ResponderExcluir