segunda-feira, 22 de maio de 2017

AVALIAÇÃO DO PROJETO



AVALIAÇÃO DO PROJETO

AGORA SOMOS CRIANÇAS “GRANDES”?


        As estratégias desenvolvidas durante o projeto foram aceitas pelo o grupo, demonstrando interesse e satisfação em desempenhá-las, sendo visível o envolvimento das crianças e das famílias na coleta de materiais e atividades a ser realizada com o auxílio.

       Algumas estratégias foram modificadas de acordo a participação da turma e outras foram relembradas pelas crianças a todo o momento, devido à alegria em desempenhá-las, como a história, As mãos não são para bater, quando se desentendiam com o colega, os demais relembravam tais atitudes, relacionadas à história e a A Caixa de Jéssica, ao brincar com as caixas de diversos tamanhos, que ainda utilizam em suas brincadeiras na sala, além mencionar com frequência o CUPCAKE, desejando repetir à culinária.

         As crianças aprenderam muito com o projeto, através de histórias, brincadeiras e atividades que motivaram algumas crianças voltar a dormir em seu quarto e vir caminhando segurando sua mochila até porta da sala, por considerar que já são “crianças grandes”, sendo visível a autonomia e independência em suas atitudes quanto no ambiente familiar e escolar. Mas algumas famílias ainda sentem-se resistentes a esse crescimento do seu filho, apresentando uma fala infantilizada, considerando-o bebê.

         O projeto estava previsto para o dia 28/04/2017, mas prolongou duas semanas, devido ao estágio da professora auxiliar, que veio complementar estratégias de interesse das crianças.

         Na avaliação do projeto, as crianças continuam ainda a relembrar dos combinados da turma (as boas atitudes) e as estrelas mágicas, quando algum colega esquecia de realizar perante ao grupo. Além das histórias e artistas com as suas belas artes, como: Van Gogh e Romero Britto.

        Finalizando então, no dia 19/05/2017, a avaliação do grupo sobre o projeto com a dinâmica da caixa do conhecimento, algumas crianças demonstraram domínio sobre o assunto estudado, mostrando na linha do tempo a imagem que conseguiu encontrar que estava dentro da caixa.

   Diante destes fatos entre outros, percebe-se que os objetivos do projeto foram alcançados e as crianças estão evoluindo em suas aprendizagens diante das estratégicas realizadas, tanto no individual quanto em grupos. Outro fator a ser destacado é em relação à motricidade fina das crianças que evoluiu um pouco, a maioria delas não estão mais utilizando os materiais solicitados (recorte, colagem, desenho, modelagem, entre outros), somente como exploração, mas procurando utilizá-los de forma a conseguir desempenhar a estratégia que foi lançada ao grupo. Mostrando suas produções com orgulho e percebendo que são capazes de realizar os trabalhos manuais de acordo com o projeto em estudo.

        Porém, a turma vem demonstram dificuldade em desempenhar atividades que exija concentração e reflexão em grupos e individuais, tornando-se necessário desempenhar estratégias que possam vir aprimorar estas habilidades.
         Outro fator a ser destacado é em relação à facilidade que as crianças estão demonstrando, em criar estratégias (brincadeira), para definir qual colega inicia a tarefa, criando assim, uma ordem de forma democrática, como a visita do boneco Léo e a caixa da família, atividades de tema de casa. Além de sugerir materiais a ser utilizados nas atividades manuais.



3 comentários:

  1. O projeto já foi concluído? Foi elaborado um Inventário de Conhecimentos? Você elaborou, com a turma, um Mapa Conceitual sistematizando e integrando as aprendizagens?

    Talvez precise haver um maior investimento em atividades individuais e grupais, pois conforme seu relato e análise a turma manifesta dificuldades nessas aprendizagens.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sim , realizamos. O mapa postei novamente..

    ResponderExcluir