segunda-feira, 22 de maio de 2017

AVALIAÇÃO DO PROJETO



AVALIAÇÃO DO PROJETO

AGORA SOMOS CRIANÇAS “GRANDES”?


        As estratégias desenvolvidas durante o projeto foram aceitas pelo o grupo, demonstrando interesse e satisfação em desempenhá-las, sendo visível o envolvimento das crianças e das famílias na coleta de materiais e atividades a ser realizada com o auxílio.

       Algumas estratégias foram modificadas de acordo a participação da turma e outras foram relembradas pelas crianças a todo o momento, devido à alegria em desempenhá-las, como a história, As mãos não são para bater, quando se desentendiam com o colega, os demais relembravam tais atitudes, relacionadas à história e a A Caixa de Jéssica, ao brincar com as caixas de diversos tamanhos, que ainda utilizam em suas brincadeiras na sala, além mencionar com frequência o CUPCAKE, desejando repetir à culinária.

         As crianças aprenderam muito com o projeto, através de histórias, brincadeiras e atividades que motivaram algumas crianças voltar a dormir em seu quarto e vir caminhando segurando sua mochila até porta da sala, por considerar que já são “crianças grandes”, sendo visível a autonomia e independência em suas atitudes quanto no ambiente familiar e escolar. Mas algumas famílias ainda sentem-se resistentes a esse crescimento do seu filho, apresentando uma fala infantilizada, considerando-o bebê.

         O projeto estava previsto para o dia 28/04/2017, mas prolongou duas semanas, devido ao estágio da professora auxiliar, que veio complementar estratégias de interesse das crianças.

         Na avaliação do projeto, as crianças continuam ainda a relembrar dos combinados da turma (as boas atitudes) e as estrelas mágicas, quando algum colega esquecia de realizar perante ao grupo. Além das histórias e artistas com as suas belas artes, como: Van Gogh e Romero Britto.

        Finalizando então, no dia 19/05/2017, a avaliação do grupo sobre o projeto com a dinâmica da caixa do conhecimento, algumas crianças demonstraram domínio sobre o assunto estudado, mostrando na linha do tempo a imagem que conseguiu encontrar que estava dentro da caixa.

   Diante destes fatos entre outros, percebe-se que os objetivos do projeto foram alcançados e as crianças estão evoluindo em suas aprendizagens diante das estratégicas realizadas, tanto no individual quanto em grupos. Outro fator a ser destacado é em relação à motricidade fina das crianças que evoluiu um pouco, a maioria delas não estão mais utilizando os materiais solicitados (recorte, colagem, desenho, modelagem, entre outros), somente como exploração, mas procurando utilizá-los de forma a conseguir desempenhar a estratégia que foi lançada ao grupo. Mostrando suas produções com orgulho e percebendo que são capazes de realizar os trabalhos manuais de acordo com o projeto em estudo.

        Porém, a turma vem demonstram dificuldade em desempenhar atividades que exija concentração e reflexão em grupos e individuais, tornando-se necessário desempenhar estratégias que possam vir aprimorar estas habilidades.
         Outro fator a ser destacado é em relação à facilidade que as crianças estão demonstrando, em criar estratégias (brincadeira), para definir qual colega inicia a tarefa, criando assim, uma ordem de forma democrática, como a visita do boneco Léo e a caixa da família, atividades de tema de casa. Além de sugerir materiais a ser utilizados nas atividades manuais.



quinta-feira, 18 de maio de 2017

Projeto Agora Somos Grandes



Projeto Agora Somos Grandes

Na rodinha de conversa houve curiosidades para saber se o coração era do formato "coração" qual elas conheciam então levantaram-se diversas hipóteses e pensamos em alguns momentos, onde as crianças ouviram o seu coração através do experimento com o auxílio do estetoscópio. Sentiram os batimentos cardíacos, através da dança com ritmos variados de músicas. Conheceram o boneco do corpo humano como somos “por dentro”, proporcionando além da observação, o manuseio dos materiais e mais compreensão do sistema circulatório, o coração.  Envolveram-se com a hora do conto, “A caixa de Jéssica” no projetor, criando cada um a sua caixa, destacando que deixa feliz no ambiente escolar. Momento de diversão e conhecimento com o filme, Os Monstros das Caixas, no multimídia projetado no telão, além de degustar deliciosas pipocas. Inspirados na história criaram e imaginaram vários objetos com as caixas de papelão grandes. Com um espelho fixado dentro da caixa surpresa, as crianças reconheceram sua importância e beleza. Que somos únicos, por isso que tornamos especiais. Representando sua imagem através da cola colorida no papel laminado.

 
 

 
 
 
 
 

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Hora do conto

 Diante destas brincadeiras, magia e conhecimento, nosso projeto será finalizado nesta semana, por isso aguardem novos desafios e diversão!
Houve a contação de história: A caixa de Jéssica de Peter Carvanas


Resumo da história:


Jéssica está se organizando para seu primeiro dia de aula. Será que ela vai fazer amigos ou
se ficará sozinha? Depois de muito ponderar, conheceu alguns jeitos de fazeramizade na escola, assim levou sua caixa e, de dentro dela, puxou seu ursinho,bolinhos para os colegas alimentar-se, sua cachorrinha Dóris para brincar comeles. Mas nada deu resultado esperado. Até que, de dentro de sua caixinha, apareceualgo muito especial.

Assim surgiu interesse das crianças, na conversa em rodinha, realizamos com ajuda dos alunos bolinhos cupcake na escola e levantaram várias hipóteses sobre alimentação, porque frutas têm sementes e como a água é líquida e vira gelo?